X-Ray Room

Home / Produtos / X-Ray Room

Knauf Safeboard são chapas de gesso do tipo alta dureza e resistente ao fogo, desenvolvidas para blindar ambientes em que houver utilização de Raios X para diagnóstico, impedindo a passagem da radiação para
outros ambientes.

Em salas onde se trabalha com Raios X é obrigatório um sistema construtivo que impeça a passagem de radiação para os ambientes contíguos.

A espessura da camada de proteção varia em função da tensão elétrica no tubo do equipamento de Raios X utilizado (de acordo com a aplicação médica), sendo o chumbo o material de referência para blindagem. Quanto maior a tensão elétrica do equipamento de Raios X, maior é a espessura requerida da placa de chumbo.

O desenvolvimento das chapas Knauf Safeboard representa uma importante evolução nesse cenário, não só em relação aos métodos construtivos tradicionais, mas igualmente em relação aos sistemas drywall utilizados para blindagem radiológica. Com isso, os pesados materiais empregados nos métodos construtivos tradicionalmente aplicados nas blindagens radiológicas em hospitais e consultórios médicos e odontológicos, agora podem ser substituídos de maneira fácil, racional e com flexibilidade pelos novos sistemas Knauf Safeboard. Da mesma forma, podem substituir as chapas de gesso revestidas por placas de chumbo até então utilizadas em sistemas drywall para esse fim, o que tornava seu manuseio difícil, devido ao seu peso elevado.

As chapas Knauf Safeboard, juntamente com a massa Safeboard, são aplicadas do mesmo modo que as chapas de gesso para drywall, oferecendo todas as vantagens construtivas desse sistema e tendo ainda como benefícios adicionais um excelente isolamento acústico e alta resistência ao fogo.

As chapas Knauf Safeboard podem ser utilizadas em paredes, tetos rebaixados e revestimentos, proporcionando, com sua utilização, blindagem adiológica, resistência mecânica, resistência ao fogo e excelente isolamento acústico.

Os Sistemas de Blindagem Radiológica compostos pelas chapas Knauf Safeboard são indicados para áreas de diagnóstico por Raios X e terapia por radiação de baixa intensidade, como salas de radiologia em hospitais e consultórios médicos e odontológicos. Nessas salas é obrigatória uma proteção efetiva para evitar-se a passagem de radiações para os ambientes contíguos.

Com os sistemas Knauf Safeboard, a blindagem é assegurada por elementos construtivos que envolvem completamente o recinto, substituindo o chumbo, pois uma chapa Knauf Safeboard de 12,5 mm de espessura equivale a 0,4 mm de placa de chumbo.
Campos de Aplicação